terça-feira, 23 de outubro de 2007

Formas de discutir a alimentação - Corrente Funcionalista e Corrente Estruturalista

A publicidade é um meio que exerce muita influência na forma como hoje criticamos e discutimos a alimentação. Actualmente tem um poder extremamente forte sobre as escolhas que muitas vezes são feitas no supermercado quando estamos ás compras, quando estamos no restaurante e optamos por um prato ou mesmo quando expomos a nossa opinião numa simples conversa de café.
Existem, essencialmente, duas correntes na comunicação sobre alimentos: a corrente funcionalista e a corrente estruturalista.


A corrente funcionalista tem em conta as funcionalidades propriamente ditas dos alimentos, o que eles têm que os outros não têm. Nesta corrente valorizam-se os atributos nutricionais dos alimentos, ou seja, as escolhas alimentares dos indivíduos são condicionadas pelas qualidades dos alimentos.





A corrente estruturalista apela para o consumo por parte dos consumidores mas jogando com as emoções deste, utilizando figuras públicas conhecidas com as características do público-alvo ou com figuras que o público em geral idolatra. Assim, as escolhas já não são condicionadas pelos atributos do alimento mas porque determinada figura pública diz que consome esse mesmo produto, levando as pessoas a consumir para se assemelharem com os seus “ídolos”.





No entanto, existem anúncios publicitários que utilizam vertentes das duas correntes mencionadas acima com o intuito de cativar um maior público.

1 comentário:

Pedro Graça disse...

Conforme combinado, terminou a 31 de Outubro, a primeira fase de construção e comentários nos vossos blogues. Temos acompanhado com atenção o percurso dos vossos espaços de comentários e críticas ao fenómeno da alimentação. Obrigado pelo vosso esforço e evolução muito significativa em muitos grupos. Este esforço será agora avaliado, esperando que o período que agora se inicia seja igualmente produtivo.

Bons trabalhos,
Pedro Graça/Hugo Valente